Bem vindo

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Visitantes: 1251422
 
 


 

Desportos que se praticam na Região Autónoma da Madeira

Modalidades Desportivas Praticadas na RAM

A opção pela diversidade

Na Região Autónoma da Madeira pratica-se a generalidade das modalidades desportivas conhecidas. A excepção reporta-se às modalidades de Inverno, dada a inexistência de condições climatéricas apropriadas.

Na Escola e nos Clubes, é disponibilizada uma oferta muito considerável de actividades, a qual cobre a parte mais importante da prática desportiva madeirense. Todavia, existem também núcleos de praticantes de modalidades desportivas que, por esta ou aquela razão, ainda não cativaram as atenções quer da Escola, quer dos Clubes.

O Futebol é a modalidade mais apreciada pela maioria dos madeirenses que praticam Desporto e também pela maioria dos que dedicam atenção às competições desportivas. Andebol, Natação, Atletismo, Ténis de Mesa, Basquetebol, Voleibol e Karaté, são as modalidades que se seguem ao Futebol na escala de preferências.

Com menos praticantes, mas igualmente com forte interesse por parte de todos quantos a elas se dedicam, temos as modalidades como o Hóquei em Patins, o Judo, o Badminton, a Ginástica, a Vela, a Canoagem e o Ténis de campo. Em algumas destas modalidades diversos atletas madeirenses participaram nos Jogos Olímpicos (Atletismo, Vela – Prancha à Vela, Badminton, Judo, Ginástica).

Um leque muito diversificado de modalidades completa as preferências desportivas madeirenses. Modalidades tão diferentes como a Pesca Desportiva, o Golfe, a Asa Delta, o Parapente, a Corrida de Orientação e o Hipismo, concorrem com outras como o Automodelismo, o Bridge, o Ciclismo, o Bilhar, a Dança Desportiva, a Patinagem Artística e o Jet Ski.

Na época 2005/2006 praticaram-se, em regime federado, isto é, com praticantes desportivos inscritos na Associação regional e na Federação desportiva nacional, um total de 54 modalidades.

Os quadros que se seguem reportam-se à época desportiva 2005/2006 e ajudam a compreender esta realidade, marcada pelo respeito pelas escolhas dos cidadãos e pela pluralidade das suas opções. Para informação completa e detalhada sobre este assunto, consulte .

Quadro 1. Dez Modalidades Mais Praticadas (Época desportiva 2005/2006)



Quadro 2. Modalidades Federadas Praticadas no Mar



Quadro 3. Outras Modalidades de Contacto com a Natureza



Quadro 4. Modalidades com Praticantes Envolvidos em Projectos para os JO Pequim 2008



Eventos Desportivos

Unir Desporto, Turismo & Lazer

Todos os anos a Madeira e o Porto Santo são palco de inúmeros eventos desportivos que atraem a atenção tanto nos países de origem dos praticantes que nos visitam, como da generalidade dos madeirenses.

Os eventos de maior visibilidade são, sem margens para dúvidas, o Rali Vinho Madeira e o Open de Golfe da Madeira. A par destes, todos os anos realizam-se na Região Autónoma da Madeira inúmeros eventos que trazem às nossas Ilhas muitos praticantes desportivos das mais diversas idades, acompanhados por familiares, adeptos e representantes da comunicação social dos países de origem.

Estas iniciativas, desencadeadas pelos clubes e associações madeirenses, são alvo de apoios das entidades oficiais, o qual constitui um complemento ao esforço daquelas organizações. Este apoio tem permitido que clubes dotados de escassos recursos financeiros e mesmo modalidades com um grau de desenvolvimento ainda não muito acentuado tenham conseguido fazer dos eventos desportivos momentos de dinamização da respectiva modalidade.

Outra vertente em que a realização eventos assume, ainda que de modo não regular, particular importância, é a dos eventos de carácter oficial internacional, isto é, provas com equipas de clubes ou selecções nacionais cujo desfecho corresponde ao apuramento de campeões nacionais, ao apuramento para fases europeias ou mesmo a atribuição de títulos europeus.

Estas realizações têm uma larga repercussão junto dos desportistas madeirenses, sempre mobilizados seja para a assistência a espectáculos desportivos de qualidade, seja para o apoio aos praticantes locais em competição com equipas forasteiras. Esta postura vem progressivamente sendo complementada com o desejo de participação activa, circunstância particularmente evidente na Volta à Cidade do Funchal em Atletismo, realizada todos num dos últimos dias de todos os anos.

Na oportunidade, milhares de madeirenses deslocam-se à baixa da Cidade para participar na Marcha pela Saúde, enchendo as ruas de alegria e colorido, antes das mesmas ficarem disponíveis para os melhores praticantes de nível regional, nacional e internacional que disputam a prova. Um feliz exemplo, num momento em que a generalidade dos hotéis estão praticamente cheios de turistas que aguardam a famosa passagem de ano madeirense.

Para obter informações detalhadas sobre este assunto, consulte .

Desporto


Futebol



Andebol



Basquetebol



Golf



Ciclismo



Desportos do Mar


Desportos da Serra


Desportos de Aventura


Asa Delta


Aeromodelismo


Parapente


Paintball


Bicicleta BTT


Motocross


Rally todo o Terreno


Gincana de Motorizadas




» Encontro de Motociclistas 2007

» Volta à Ilha da Madeira

» Corrida de S. Silvestre - 2008

» Torneio Internacional de Ginástica da Madeira

» muitas outras imagens

 
Colabore com o Ama-lingua:  Email
 

St Michaels Federal | Abel´s Family Cleaning | Gilberts Jewelers | Larnet | Eduardo Costa | Júlio Silva Castro |