Bem vindo

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Visitantes: 1266803
 
 


 

A Educação na Região Autónoma da Madeira

O sistema educativo na Madeira é, obviamente, tributário do nacional, o que não impede, porém, que dentro de um contexto de autonomia, as autoridades regionais tenham vindo a pôr no terreno um conjunto de medidas que o tornam um caso único no panorama português.

Assim, a RAM oferece, ainda antes da escolaridade obrigatória, em praticamente todas as escolas de 1º ciclo, uma ou duas salas para a educação pré – escolar. Nessas salas, tal como em todas as outras de creche, jardins-de-infância e infantário, trabalham duas educadoras, ao contrário do que se passa no restante território nacional.

A Região dispõe de um modelo inovador no país – a chamada Escola a Tempo Inteiro - que disponibiliza, para além da formação curricular, um conjunto de outras actividades: Educação Física, Educação Artística, Tecnologias de Informação e Comunicação, Língua Estrangeira e actividades de Ocupação de Tempos Livres.

Nas Escolas de 2º e 3º Ciclos e Secundário a Madeira marca, também, a diferença, quando atribui um crédito horário extra para que uma equipa Multidisciplinar de professores possa concretizar um conjunto de propostas de ocupação dos jovens que vão ao encontro do Projecto Educativo da Escola, bem como dos interesses específicos manifestados pelos alunos de cada estabelecimento de ensino. Em cada uma dessas mesmas Escolas há, ainda, um psicólogo que tem a seu cargo orientação vocacional dos alunos e o apoio à comunidade educativa no que toca às dificuldades de aprendizagem ou outras.

O Sistema Educativo Regional preocupa-se com a diversificação da oferta educativa e as Escolas disponibilizam percursos alternativos profissionalizantes que têm, mais uma vez, em conta os seus recursos, as necessidades do meio envolvente e as aspirações dos seus alunos.

Na área da formação profissionalizante, a Região dispõe, também, de uma Escola de Hotelaria, de outra de Música, de um Centro de Formação Profissional, com uma oferta variada e, no topo do sistema, uma Universidade.

Para os alunos que desejam fazer os seus estudos superiores em áreas não disponíveis na UMa, a Região oferece um sistema de bolsas de estudo que ajudam os mais carenciados a completar a sua formação em outras Universidades nacionais.

 
Colabore com o Ama-lingua:  Email
 

St Michaels Federal | Abel´s Family Cleaning | Gilberts Jewelers | Larnet | Eduardo Costa | Júlio Silva Castro |