Bem vindo

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Visitantes: 1249927
 
 


 

GEOLOGIA E LITOLOGIA

A Ilha da Madeira é de origem vulcânica, datando do Miocénico.

Do ponto de vista geológico a ilha é essencialmente constituída por rochas eruptivas e por materiais piroclásticos, sendo as primeiras largamente predominantes. Também existem formações sedimentares mas em extensão relativamente pequena (ZBYSZEWSKI et al., 1975).

As rochas eruptivas são quase exclusivamente rochas basálticas, consistindo sobretudo de basaltos, basanitos, basanitóides, hawaiitos e mugearitos; gabros, essexitos e rochas afins, bem como rochas ácidas de tipo traquítico, também se podem encontrar mas apenas ocasionalmente. Do mesmo modo os materiais piroclásticos apresentam quase sempre composição basáltica, distinguindo-se materiais piroclásticos predominantemente finos (em geral tufos e cineritos de cor avermelhada, acastanhada, amarelada ou acinzentada), aparelhos vulcânicos, cones de escórias e materiais piroclásticos grosseiros (nomeadamente blocos, bombas, brechas e aglomerados). Embora as rochas vulcânicas possam encontrar-se em filões dispersos pela ilha e os materiais piroclásticos possam ter-se concentrado nalgumas áreas em geral de reduzida extensão, como norma ocorrem conjuntamente em 5 complexos principais que se caracterizam pela alternância de lavas em bancadas mais ou menos espessas e de níveis constituídos pelos materiais piroclásticos - complexos vulcânicos _5, _4, _3, _2 e _1, aos quais correspondem fases vulcânicas sucessivamente mais antigas (ZBYSZEWSKI et al., 1975).

As rochas sedimentares, apesar da sua fraca representação, compreendem apreciável diversidade de formações: aluviões, cascalheiras e areias de praias modernas, depósitos de vertentes e de "Fajãs", areias de dunas, cascalheiras fluviais e marinhas (quaternárias) e rochas calcárias, estas últimas quase desaparecidas devido à intensa exploração a que têm estado sujeitas para o fabrico de cal. Ocorrem sobretudo ao longo da costa, nos vales e nas "Fajãs" (ZBYSZEWSKI et al., 1975).

A geologia da Madeira é, pois, monotonamente basáltica (SJÖGREN, 1972). Deste modo pode considerar-se que o material originário dos solos predominantes na ilha se caracteriza, quanto à composição, por ser de natureza basáltica.

Ver mais em:



 
Colabore com o Ama-lingua:  Email
 

St Michaels Federal | Abel´s Family Cleaning | Gilberts Jewelers | Larnet | Eduardo Costa | Júlio Silva Castro |