Bem vindo

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Visitantes: 1249924
 
 


 

Turismo

O destino turístico Madeira, pelo prestígio consolidado ao longo dos anos em todo o Mundo, acabou por exigir desta Região uma tomada de consciência muito concreta relativamente à melhor forma de corresponder às exigências dos operadores internacionais e respectivas clientelas. Não basta promover o destino no exterior, é necessário enriquecê-lo internamente.

Deste modo, foram implementadas e gradualmente consolidadas a partir de 1979 uma série de iniciativas que tiveram e mantêm como objectivo principal imprimir a maior qualidade possível ao nosso produto turístico regional e que constituem cartazes turísticos, das quais as Festas de Natal e Fim-de-Ano são as mais importantes.

O cartaz turístico por excelência tem normalmente início no dia 15 de Novembro e finda no dia 06 de Janeiro do novo ano. É constituído por iluminações, decorações, fogo-de-artifício e animação geral na cidade do Funchal. Trata-se do cartaz mais antigo e que, embora tenha registado uma nova e mais profunda expressão a partir de 1979, mantém, no entanto, desde há cinco décadas, a força que actualmente melhor o caracteriza.

As tradições cristãs da época do Natal continuam actualmente muito entranhadas nos hábitos do povo madeirense, conjugando-se com as manifestações de regozijo pela chegada do novo ano num programa rico e extenso de manifestações de carácter cultural, etnográfico e artístico.

As condições do anfiteatro do Funchal transformam-no num grandioso presépio iluminado com milhares de lâmpadas coloridas, oferecendo-se à contemplação do visitante um cenário invulgar de beleza.

Uma ilha em festa, nos hotéis, nos restaurantes, nos bares e nas ruas, que para assinalar a passagem de ano, ilumina os céus do Funchal com fogo de artifício saído de cerca de cinquenta postos, durante aproximadamente dez minutos.

É sem dúvida uma passagem do ano inesquecível!

Passagem de ano da Madeira no Guinness World Records



O livro de recordes «Guinness World Records» atribuiu à passagem de ano na Madeira o título de «Maior Espectáculo Pirotécnico do Mundo», disse hoje à Agência Lusa o secretário regional do Turismo e Cultura, João Carlos Abreu.

«É de uma relevância extraordinária esta distinção, pela promoção que faz ao destino Madeira», destacou.

Um inspector do Guinness Book esteve na Madeira a verificar, no terreno, as condições da realização do maior cartaz turístico da Região e, após o espectáculo de fogo de artifício que assinalou a passagem de ano, entregou ao secretário regional do Turismo e Cultura o certificado de «Maior Espectáculo Pirotécnico do Mundo».

O «Guinness World Records», criado em 1955, é o terceiro livro mais lido no mundo a seguir à Bíblia e ao Alcorão, sendo publicado em 37 idiomas.

Este livro, que nos últimos 52 anos já vendeu mais de 100 milhões de exemplares, regista cinco mil recordes.

Uma elipse de fogo-de-artifício de seis quilómetros de extensão e 2,7 quilómetros de largura em torno da cidade do Funchal assinalou, à meia-noite, a entrada de 2007 na Região Autónoma da Madeira. O espectáculo teve a duração de oito minutos e subordinou-se ao tema a «Dança das Quatro Estações», baseada na obra homónima do compositor veneziano António Vivaldi.

O fogo foi lançado de 37 postos estrategicamente colocados ao longo da baía da cidade do Funchal, sendo 31 em terra e seis em plataformas marítimas.

Esta representação pirotécnica, a cargo da empresa nortenha «Macedos Pirotecnia», envolveu 17 toneladas de fogo-de-artifício, 660.300 disparos, numa cadência de mais de 8 mil disparos por minuto e teve um custo de 1,2 milhões de euros (com IVA). Dezenas de milhares de pessoas, entre locais, turistas (a ocupação hoteleira era de 94 por cento num parque de 29 mil camas), passageiros e tripulantes em trânsito nos oito paquetes que escalaram o porto do Funchal (cerca de 10 mil) assistiram a este espectáculo, numa noite de luar e temperatura amena.

Um dispositivo montado pelo Serviço Regional de Protecção Civil e que envolveu a PSP, a Cruz Vermelha, os Bombeiros Municipais e Voluntários Madeirenses e o SANAS - Associação Madeirense de Socorro a Náufragos assegurou a segurança do espectáculo.

O Governo Regional investiu, este ano, no programa Festa de Natal e Fim-de-Ano 6,6 milhões


» Imagens Extraordinárias



 
Colabore com o Ama-lingua:  Email
 

St Michaels Federal | Abel´s Family Cleaning | Gilberts Jewelers | Larnet | Eduardo Costa | Júlio Silva Castro |